terça-feira, 20 de março de 2007

Que curiso!O "Babalu" voltou!!!

Uma fato curioso aconteceu comigo enquanto estava lendo as primeiras páginas do livro O Caçador de Pipas,de Khaled Hosseini.
Lá estava eu bastante concentrada na narrativa de duas crianças que cresceram juntas no Afeganistão e que o destino de Hassan e Amir ia sendo traçado a cada olhar de desconfiança de Hassan e a cada momento de fraqueja de Amir.
Deitada no sofá na companhia de centenas de mosquitos,ouvindo Nete latir feito uma louca e vendo minha mãe passear pela casa,me deparei com um capítulo que me fez voltar uns 15 anos atrás.
No livro,há uma parte em que Amir descreve "Babalu",um homem carrancudo que andava pelas ruas de Cabul com uma perna manca,magro,de aparência depravável e tido como louco e que ainda por cima pegava as criancinhas pra comer.
Quando criança,íamos passar férias em Ouricuri e lá também tinha um moço chamado "Babalu" com características bastante semelhantes às do "Babalu" afegão!
A minha indagação é saber se esse nome tem algum significado especial,que ligue o nome "babalu" a uma espécie de louco,homem que vaga pelas ruas atrás de criançinha para lhe enxer o buxo ou indo nessa linha.
Fiquei rindo ao ler cada palavra,cheguei a voltar o mesmo parágrafo umas duas vezes pra saber se aquilo era impressão minha ou se tinha lido errado.
Pra quem não leu o livro nem conheceu o "Babalu" ouricuriense fica até meio esquisito de ler o que to escrevendo,podem até axar "nossa,como ela é boba,não vi nada demais nisso" mas o fato foi realmente indagante pra mim!
Eu quando guria,axava que esse nome tinha vindo do chiclete babaloo.Nunca tinha me questionado sobre aquela brincadeirinha "babalu é califórnia,califórnia é babalu",daí sempre ligava o chiclete e a musiquinha ao louco.
Bom,só sei que isso me deu momentos de curiosidade e de rir sem saber o por quê exatamente.
Mas axo que a vida tb pode nos trazer momentos maravilhosos e bobos ao mesmo tempo.Rir de uma bobagem dessa me fez relembrar o quanto tinha medo do "Babalu" que eu conhecia e que talvez nem louco era coitado,era só alguém que gostava de entrar na onda dos gurizinhos.
Talvez assim seja também no decorrer das páginas mais que interessantes deste livro.Quem leu até aqui,leia esse livro também.Pode ser que alguma cena parecida vc também encontrará.Aliás,alguém ai também teve um "Babalu" desse?

3 comentários:

vidabandida disse...

amiga...tipo ja q no meu blog tbm ta lotado de gente comentando e vc é a unica que comenta no meu, at agora só tem o seu,detalhe ja tem 12 dias que eu fiz...amigas ingratas que eu arrumei...aaff amiga num vou mentir nõa.. eu num li dessa vez não pq eu to com mt mais é mt preguiça...mais promento q vou ler...
te amoooooo
a aparece amnha.. taH?

vou colocar o memso..
uhauhauhua

edvaldo patriota disse...

KKKKKK Pô, seu texto me fez lembrar da minha infância também. As boas e velhas mentiras de nossas mães ou babás que diziam que se a gente não comece ou se ficasse até tarde na rua um doido que comia criancinhas ia nos pegar. KKKK Realmente adorei seu texto. Olha, se você quiser ler um texto político-social de um menino de 19 anos que ainda não entende muita coisa sobre isso, mas que quer aprender e já está escrevendo sobre, passa lá nesse site: www.inverso.xpg.com.br. Coluna "visão panorâmica". Beijão.

Anônimo disse...

uaheuaheuaheuahe
meu deus, quem nao se lembra do "babalu" auaheuaheuhea affff juro que morri de rir!!!! :D todo mundo ja teve essa historia contada quando criança... po, quero ler o livro depois! :D to adorando seu blog, nao para de escrever hein???? ^^ beijo te amo mari