quinta-feira, 29 de março de 2007

Uma situação afro-brasileira

Hoje assisti uma reportagem que falava de Moçambique e que pretendia mostrar sua paisagem natural,coisa que o governo não valoriza e não aproveita para fazer turismo.
Mas eu disse pretendia.Na verdade,a matéria conseguiu mostrar nitidamente as mazelas de um povo que além de tanta miséria e seca também tem de viver pisando em casca de ovos por que ainda existem várias minas espalhadas nos campos,e minas estas que foram postas lá ainda na guerra civil de anos atrás.
Só que por incrível que pareça,não estou indignada nem revoltada muito menos espantada com esse povo sofrido.E não estou mesmo,por que aqui no Brasil vivemos uma realidade bastante parecida,talvez a diferença seja apenas as minas,mas em compensação vivemos sim numa guerra civil.Ou não?
O governo há anos vem desativando essas minas,mas ainda há milhares.Existem políticas econômicas sim,de desenvolvimento social mas imaginem só o quanto ainda vão caminhar.
Se dizem que Brasil é um país que está em desenvolvimento...é,as vezes temos que colocar um tapa olho e fingir acreditar.Posso não estar fazendo nada de fato pra que essa realidade mude.Axo que caí no comodismo de não mudar minha expressão facial quando os jornais noticiam vítimas de bala perdida ou coisa pior.
Vivemos num país bastante semelhante à aqueles da África,um país como o Haiti no Caribe...enfim,centenas.Posso estar sendo radical,fria,realista.
É,o Brasil é um país rico em belezas naturais e axo que se não fosse por isso...tudo seria pior do que é,pelo menos temos algo bom pra nos orgulhar.Não sei se o que deixo aqui é revolta,é indiginação,ou não é nada.
Também não tenho pretenção de dar sermão em políticos.Até que façam o contrário,continuarei sob esse olhar.

Nenhum comentário: